Freguesia de Santo António

História da Freguesia

A Freguesia de Santo António pertence ao concelho de S. Roque do Pico de cuja sede dista cerca de 3 km. O seu orago é, como o próprio topónimo indica, Santo António, celebrado anualmente em Junho. Outras festividades se realizam em Santo António, nomeadamente a festa de Nossa Senhora da Saúde, em Agosto, de S. Vicente e Sant’Ana, ambas em Julho. Dada a proximidade desta freguesia à sede do concelho, o passado de ambas está estritamente relacionado.

A igreja paroquial de Santo António, um dos principais elementos do património local, foi mandada edificar em 1696 por D. António Vieira Leitão, prelado que numa das suas frequentes visitas à Ilha do Pico, aqui terá permanecido durante algumas semanas, convivendo e auscultando as necessidades da população. Antes da existência desta igreja, era a capela de Santana que funcionava como curato. 

Ainda como referência ao património local destacam-se a Casa de José Rodrigues, o passal e os moinhos de vento disseminados pela freguesia. No entanto, o património natural é também muito significativo em Santo António, onde se pode apreciar e desfrutar de uma beleza magnífica com uma estrutura turística bem desenvolvida, como é o caso do parque de lazer, as piscinas, o parque de campismo e a Vigia da Baleia. O sítio da Furna, numa área classificada como Zona de Protecção Especial, apresenta também uma curiosa combinação do poder das forças da lava vulcânica e das ondas do mar; junto à linha da costa, é constituída por uma falésia rochosa e pelos ilhéus, formações basálticas, onde nidificam colónias de aves marinhas, como o Cagarro, o Garajau — Rosado e o Garajau — Comum, de grande interesse ecológico; também aqui se pode encontrar Morcego endémico dos Açores.

A nível económico, e dada a já mencionada proximidade à sede concelhia, o comércio, a indústria e os serviços são as actividades de maior destaque; no entanto, a agricultura e a pecuária continuam a contribuir para o equilíbrio da economia local.